Teve lugar hoje, dia 1 de abril, o Workshop final do projeto “apoio à consolidação das reservas da Biosfera Fogo e Maio” e apresentação dos resultado. Desenvolvido entre março de 2023 e março de 2025, o projeto teve como principal objetivo fortalecer a gestão e o reconhecimento das reservas da Biosfera das ilhas do Fogo e Maio, alinhando-as ao Programa Homem e Biosfera da UNESCO.
O Workshop tinha como um dos principais focos a apresentação e a validação dos documentos estratégicos de gestão das reservas da Biosfera, incluindo a estratégia nacional e os Planos de ação específicos de cada Reserva.
O Ministro da Agricultura Ambiente, Gilberto Silva, na sua participação na cerimónia de abertura, destacou os ganhos do projeto ao longo dos 24 meses como a materialização dos instrumentos de gestão ( plano de ação, estratégia nacional para o programa MAB), a capacitação multissetorial , visibilidade e identidade (criação de websites oficiais das reservas e logotipos), iniciativas pilotos como o caso do programa reservas da biosfera nas escolas e a preparação da marca reserva da biosfera de Cabo Verde.
Segundo o MAA “esses ganhos impactaram no empoderamento comunitário com 38% de participação feminina nas ações e envolvimento ativo de setores-chave como turismo, pescas e agricultura, e na integração global.”
Para o MAA, para garantir que as reservas da biosfera do Fogo e do Maio continuem a florescer é preciso avançar com a implementação dos planos de ação, com foco na conservação marinha, agroecologia e turismo comunitário, o fortalecimento institucional, a expansão das iniciativas-piloto, o fortalecimento da educação ambiental e a monitorização contínua.
A ocasião foi oportuna para o lançamento oficial dos websites dedicados às reservas, promovendo a transparência e o acesso à informação.
As Reservas da Biosfera são áreas designadas para promover a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais. Elas fazem parte do Programa Homem e Biosfera (MaB) da UNESCO, que visa criar um equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento humano.