O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, realizou hoje, 25 de março, o 1º dia do Workshop de apresentação do Projeto de Investimento para a implementação em Cabo Verde de uma Rede de Estações Meteorológicas integrada na Rede Global de Observação Básica.
O objetivo principal do Workshop de 2 dias, hoje e amanhã, é reunir todos os parceiros nacionais e internacionais, para partilhar o projeto de investimento e estabelecer as parcerias necessárias que poderão fazer parte da implementação das atividades do projeto.
Durante o workshop foi apresentado a equipa do projeto, a finalidade, estrutura e funcionamento do projeto, e instalado o Comité de pilotagem do projeto. O workshop de apresentação visa igualmente aumentar a conscientização sobre a importância das observações meteorológicas e climáticas para a segurança e o bem-estar das populações.
São investimentos de cerca de 3,84 milhões de dólares americanos em equipamentos, softwares, bases de dados, assistência técnica, capacitação de técnicos e manutenção de equipamentos da rede meteorológica nas ilhas, só estações terrenas, mas também atmosféricas, num processo que se prevê de 5 anos de duração.
Na cerimônia de abertura, presidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto
Silva, reiterou que o workshop “é um marco no nosso caminho rumo a um futuro mais resiliente e sustentável”. Segundo o mesmo “através da colaboração, da inovação e do compromisso coletivo podemos transformar os desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento.”
Enquanto membro da Organização Mundial da Meteorologia, Cabo Verde tem obrigações de contribuir com dados locais, e de forma a colmatar o défice de observações meteorológicas e climáticas, foi contemplado com o financiamento SOFF, que abrange as atividades relacionadas com o estabelecimento, a operação e a manutenção das redes nacionais de observação para cumprir com os requisitos dos regulamentos da GBON.