Comemora-se hoje, dia 22 de maio, o Dia Internacional da Diversidade Biológica e para assinalar a data o Ministério da Agricultura e Ambiente, através Direção Nacional do Ambiente, realizou a Conferência do Dia Internacional da Biodiversidade sob o lema “Harmonia com a Natureza e o Desenvolvimento Sustentável”.
A Conferência visava promover o espaço de diálogo, reflexão e convergência de perspetivas à volta da importância da Biodiversidade e da sua inter-relação com o desenvolvimento sustentável numa perspetiva de suporte em termos de funções ambientais e serviços ecos sistémicos para a promoção da economia, regeneração e manutenção dos recursos ambientais e da inclusão social.
Durante a conferência, foi debatido o tema da valorização da biodiversidade e da promoção do desenvolvimento sustentável em Cabo Verde. O evento contou com apresentações de várias instituições, entre as quais o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), o Ministério da Educação, o Secretariado Nacional para a Ação Climática e o Instituto Nacional de Saúde Pública. Nas palavras da Diretora Nacional do Ambiente, Ethel Rodrigues, ao proteger a vida, as diversas formas de vida, as plantas, das diversas formas em que temos, estamos também a preservar e a melhorar a nossa qualidade de vida.
A celebração do Dia da Diversidade Biológica com o lema escolhido para este ano visa sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para a necessidade em implementar transformações que desvinculem o progresso socioeconómico da distribuição da natureza, e de se estabelecer uma relação harmoniosa em a natureza e desenvolvimento sustentável.