Teve lugar ontem, dia 19 de junho, na sede do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, INIDA, em São Jorge, um encontro entre o Ministério da Agricultura e Ambiente e a FAO para o balanço e perspetivas de Projetos no quadro Cooperação CV- MAA – FAO.
Para a Representante da FAO em Cabo Verde o balanço dos projetos que estão em curso é muito positivo e a parceria entre a FAO e o Ministério tem funcionado bem. Para a mesma, o encontro é um indicador de um trabalho conjunto para a procura de soluções para o aceleramento os processos de implementação dos projetos, bem como para melhorar a qualidade da assistência técnica da FAO a Cabo Verde.
O Ministro da Agricultura e Ambiente, por sua vez considera que a relação entre MAA e FAO, além de ser antiga, ela é profícua e tem ajudado o país nos assuntos ligados à investigação e desenvolvimento, à introdução e aplicação de novas tecnologias a nível da agricultura, da água e da segurança alimentar e com alcance a nível local.
Adiantou ainda que Cabo Verde tem levado a cabo conversações com a FAO no sentido de se aumentar o pacote de financiamento dos projetos com a perspetiva do desenvolvimento sustentável nas áreas referidas.
O encontro que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, do Secretário do Estado para a Economia Agrária, Miguel Ângelo da Moura e a Representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza debruçou essencialmente sobre as áreas ligadas a agricultura, água, solos, economia Verde, segurança alimentar e pecuária.