Historial
Sendo uma ilha potencialmente agrícola, Fogo teve sempre uma representação bem organizada e estruturada do Governo Central, no que tange a agricultura e pecuária.
Foi assim que, desde a época colonial à independência nacional, houve várias designações de representação: Brigada de Estudo e Execução de Melhoramento Agrícolas, Silvícola e Pecuários; Brigada Técnica de Fomento Pecuário; Repartição Provincial dos Serviços de Agricultura, Florestas e Veterinária.
Com a independência nacional e com o Ministério da Agricultura e Águas e mais tarde o Ministério do Desenvolvimento Rural, foi criada a Direcção Regional no Fogo que coordenava tudo o que dizia respeito a agricultura e pecuária nas ilhas do Fogo e da Brava.
Vários foram os projectos que revolucionaram a agricultura e pecuária na Ilha e deixaram marcas profundas. Estamos a referir aos projectos Monte Genebra, KFW, projecto rícino, PL 480, COSPE, PRNF, MCA etc…
Hoje, a Delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural da ilha do Fogo tem sob a sua jurisdição, os três concelhos da Ilha. A Sede está instalada em São Filipe e nos outros dois concelhos uma representação. Tem seis Centros de Extensão Rural espalhados pelas principais zonas da Ilha que respondem pelo Coordenador da Extensão Rural que está na Sede em São Filipe.
Actualmente é liderado pelo Delegado, Engº Amadeu António da Silva