8 ReuniãoDurante 5 dias, 19 a 23 de setembro, Cabo Verde acolhe a 8ª Reunião Anual das Redes Regionais de Saúde Animal (RAHN) da CEDEAO. A Reunião Anual das Redes de Saúde Animal CEDEAO, é institucionalizada e organizada pelo Centro Regional de Saúde Animal (RAHC) em colaboração com a FAO, AU-Bira e seus parceiros, para servir de quadro de intercâmbio, avaliação do nível de implementação das recomendações saídas da reunião anterior e dos resultados obtidos, e discutir as dificuldades, encontrar soluções e planear atividades futuras.

A reunião de 2022 centra-se no tema: “Horizonte 2030: situação, desafios e perspetivas para a erradicação da Peste dos Pequenos Ruminantes e da Raiva, o controlo da febre aftosa e da peripneumonia contagiosa bovina, doenças animais prioritárias no espaço da CEDEAO”.

O objetivo principal da Reunião é fazer um balanço do estado de progresso dos países membros da CEDEAO no processo de erradicação ou controle da PPR, raiva, febre aftosa (FA) e CBPP e monitorar a implementação dos planos de ação para a Rede de vigilância Epidemiológica e Rede de Laboratórios Veterinários.

Na reunião será ainda revista a implementação das recomendações saídas da 7ª reunião realizada em 2021, acompanhamento da implementação do plano de ação para a RESEPI e RESOLAB, avaliar o nível de coordenação da vacinação contra PPR, PPCB, febre aftosa e raiva pelas Direções de serviço, fornecer uma visão geral da situação da gripe aviária altamente patogénica na África Ocidental, entres outros.

Da reunião participam pontos focais da RESEPI, pontos focais da RESOLAB, Diretores dos serviços de Veterinários, bem como Presidentes das Associações Veterinárias Nacionais dos Estados todos dos Estados membros da CEDEAO.

A metodologia da reunião consiste em apresentações orais, discussões plenárias, trabalhos de grupo, desenvolvimento de planos de ação e elaboração de relatórios e durante os 3 primeiros dias os participantes trabalharão detalhadamente sobre questões específicas relacionadas com os objetivos de 2030 e cerca de 4 doenças prioritárias nomeadamente a peste de pequenos ruminantes, raiva, PPCB e a febre aftosa.

Já nos 2 últimos dias a equipa utilizará os resultados das primeiras consultas, para além das conclusões das reuniões do grupo de coordenação de incidentes regionais da África Ocidental sobre a Gripe aviária latamente patogénica como base para discussão para identificar soluções para os principais problemas identificados. O objetivo será identificar os problemas, selecionar apenas os mais cruciais e elaborar planos de ação concretos para os resolver.