DSC 0374

Aconteceu hoje, 12 de fevereiro, a 3ª reunião do Comité de Pilotagem do projeto Reforço da capacidade de adaptação e resiliência do setor florestal em Cabo Verde- Reflor CV.  Nesta 3ª reunião foram abordadas questões ligadas às atividades desenvolvidas e dos resultados relativos ao primeiro semestre do Ano 3, assim como assuntos ligados à gestão do projeto nos próximos tempos.

 

O projeto Reforço da capacidade de adaptação e resiliência do setor florestal em Cabo Verde- Reflor CV tem como objetivo global aumentar a resiliência e reforçar a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas, à desertificação e à degradação das terras em Cabo Verde a nível nacional, apoiando assim a redução da pobreza, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, é preciso que o país adote medidas de reforço a resiliência às mudanças climáticas e as suas consequências (aumento da terra árida, degradação das terras e do ecossistema, aumento de salinização), e dessa forma tornar as nossas florestas mais resilientes e reforçar a capacidade do setor florestal em lidar com as problemáticas do setor florestal.  

Reflor Cv vem sendo implementando pelo MAA e conta com o financiamento da União Europeia e é executado através da Organização das Nações Unidas para à Alimentação e Agricultura (FAO).

nível nacional, apoiando assim a redução da pobreza, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental e visa ainda promover a gestão participativa das florestas para se adaptar à desertificação induzida pelas mudanças climáticas e criar resiliência das comunidades alvo, nas ilhas de Santiago, Fogo e Boavista.