Centro SSM.jpg

A localidade de Achada Igreja em São Salvador do Mundo ganhou um Centro de Transformação de Produtos Hortofrutícolas. O Ministério de Agricultura e Ambiente em parceria com a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, conceberam o centro de transformação com o objetivo de promover a participação da mulher Salvadorenha no processo de desenvolvimento sustentável do Município, com enfoque para o combate à pobreza e a exclusão social. 

O projeto consiste na renovação do espaço e a formação de dois grupos mulheres e criadores de gado e jovens mulheres, nos domínios de educação Financeira e Económica; organização Cooperativa e boas Práticas na Criação de Animais e Boas Práticas de Higiene e de Fabrico do Queijo Fresco. 

Na inauguração do espaço, que aconteceu no dia 27 de abril, o Ministro de Agricultura e Ambiente ao dar os parabéns as formandas, mostra que este projeto deve ser vista em diferentes ângulos, começando por aquilo, que S. Salvador do Mundo deve fazer e multiplicar tendo em conta a sua potencialidade e levar ao desenvolvimento do Santiago Norte, é preciso associar a agricultura a pequeno indústria de transformação, boa alimentação e a atividade do turismo. 

O Ministro salienta, que muitas vazes não é preciso investir muito dinheiro, as vezes o que importa, são boas ideias, uma boa organização, um bom trabalho e uma boa atitude. E garante que todos os incentivos dos jovens, com bons projetos em todas as áreas que tem viabilidade e sustentabilidade e que fomenta a economia, o Governo junto com as Câmaras Municipais está disponível para criar as condições necessárias para desenvolver as iniciativas privadas, e conclui que é “nesta soma que se vai garantir o emprego desejado. ”