CALHETAO ato da inauguração da estrada de Talaia, aconteceu no dia 22 de junho de 2019, no município de São Miguel e foi presidido pelo Ministro de Agricultura e Ambiente.

A obra foi concebida no âmbito do Plano de Atenuação para o resultado do Ano Agrícola 2018/19, criando cerca de 140 postos de trabalho. “Não choveu, mas a população não ficou sem um salário” realçou o Presidente da Camara Municipal de São Miguel durante a sua intervenção

O Ministro de Agricultura e Ambiente acentuou, que não havendo chuva, a abordagem não deve ser negativa, “é preciso falar em soluções”, e para isso ter um plano exequível que mitigue “o máximo possível” os efeitos da seca.

Foi assim que este Governo decidiu trabalhar com os municípios de cabo verde e distribuiu recursos para que desenvolvam “atividades que fiquem”, que criam postos de trabalho, permitindo aumentar rendimentos que sustente as despesas individuais. “Isto é prova que este modelo funciona, foi isto que o Governo propôs e está a ter resultados. Com isto tornaremos mais resiliente e falaremos menos da seca” frisou MAA.

Esta obra é um exemplo de Requalificação Urbana e Ambiental, que permite melhorar qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, o Ministro apelou a população local a mudarem um conjunto de comportamentos que possibilite um ambiente mais saudável. “Por tanto, a cooperação entre os Municípios e o Governo é fundamental, é assim que vamos fazendo pouco a pouco, e se todos contribuírem para esse pouco a pouco vamos conseguir desenvolver o todo, que é Cabo Verde” conclui o Ministro de Agricultura e Ambiente na sua intervenção.