O Ministro de Agricultura e Ambiente presidiu o ato de inauguração do centro de educação ambiental em Achada Portinho, Calheta, Concelho São Miguel, Ilha Santiago, Cabo Verde, no dia 04 de maio.

A obra financiada pelo fundo ambiente no valor de 7 500.033.$00, advém da necessidade de se criar um espaço de excelência para o debate sobre questões ambientais em Calheta de forma crítica e participativa. Com equipamentos e mobiliários para atender os estudantes e outras pessoas que participam das atividades realizadas pelo centro.

O centro atende, quotidianamente, pessoas, que utilizam sua biblioteca e seus recursos multimédia para fins de pesquisas e troca de informações. Todos compartilhando um espaço que possibilitará a troca e a aquisição do conhecimento por meio de debates, reflexões, dinâmicas e atividades práticas, disseminando informações relacionadas à temática ambiental.

O Ministro de Agricultura e Ambiente no seu discurso parabeniza a iniciativa do presidente de Câmara Municipal, realçando que constitui o exemplo para os outros municípios, “o centro de educação ambiental, se for desenvolvido as atividades que concorrem para o fortalecimento das ações que são desencadeadas por todos os cidadãos, para a consciencialização ambiental, rapidamente se verifica a diferença a nível do Município” indica o Doutor Gilberto Silva.

O projeto beneficiará todos os moradores ou não do concelho de São Miguel, como também turistas que visitam o concelho por razões ambiental. O CEA, vai beneficiar diretamente os alunos de todas as escolas de São Miguel, sobretudo em questões de educação ambiental.

O ato contou com a presença do Presidente da Camara Municipal de Batalha- Portugal.

Centro-educação-Ambiental-Calheta.jpg