sisan

O SISAN é uma plataforma de recolha, tratamento, circulação e difusão de informação e para permitir a tomada de decisão sobre a situação alimentar e nutricional em Cabo Verde.

As principais ferramentas do SISAN são:

  • Quadro Harmonizado (CH);
  • Análise Económica das famílias (HEA);
  • Inquérito Nacional sobre a vulnerabilidade alimentar e nutricional das famílias (IN-VANF).

 

Projecto SISAN

Análise Económica da Famílias (HEA)

governanca

A Análise económica das famílias é uma análise que se baseia nos meios de existência das famílias com o objetivo, de determinar a forma como as famílias tem/obtém o acesso aos géneros (alimentos, dinheiro, entre outros) de que precisam para sobreviverem e de prosperarem-se.

Esta análise é realizada no país no mês de fevereiro e outubro e serve também para o fornecimento de dados (Défice de proteção de meios de existência e défice de sobrevivência) que são utilizados no âmbito do CH.

Para mais informações consultem o Manual do plano Nacional de Alimentação e Nutricional.pdf 

Inquérito Nacional sobre Vulnerabilidade Alimentar e Nutricional (IN-VANF)

IN VANF

O IN-VANF é um instrumento que permite recolher informações estatísticas que permitem avaliar as condições socioeconómicas, o consumo alimentar, a situação da vulnerabilidade alimentar das famílias bem como o estado nutricional das crianças menores de 5 anos.

Consultar os Resultados Preliminares do INVANF 2018

Quadro harmonizado de identificação e análise de zonas de risco e das populações em insegurança alimentar e nutricional (CH)

sisan

A Quadro Harmonizado é uma ferramenta que permite classificar a natureza e a severidade da insegurança alimentar aguda durante a avaliação da situação de SAN d corrente e projetada.

Em Cabo Verde a Referida Avaliação realizada duas vezes ao ano, nomeadamente nos meses de março e novembro.

Seguem as fichas de Comunicação

Para mais informações consultem o Manual "Identification and Analysis of Areas at Risk...pdf"