banner araa

Em resposta aos impactos das mudanças climáticas na produtividade agrícola na África Ocidental, em especial nos pequenos produtores, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) desenvolveu um mecanismo financeiro integrado no Fundo Regional para a Agricultura e a Alimentação (FRAA) denominado Iniciativa da África Ocidental para uma Agricultura Inteligente em Matéria Climática (WAICSA).

A WAICSA é constituída por duas facilidades:
- o Mecanismo de Financiamento, que concede empréstimos, garantias e investimentos de capital a pequenas explorações agrícolas, organizações de pequenos agricultores, empresas agroindustriais, diretamente e através de instituições financeiras locais;
- o Mecanismo de Assistência Técnica, que ajuda os intermediários financeiros a conceberem produtos de empréstimo que incorporem a eco condicionalidade da agricultura inteligente (AIC) e orienta os pequenos agricultores na aplicação das práticas da AIC apropriadas ao contexto local.

Estas duas facilidades financiarão em paralelo e de forma complementar projetos de investimento que adotem técnicas agrícolas sustentáveis e rentáveis nos setores da agricultura, pecuária, pesca e silvicultura, normalmente destinados à adaptação às mudanças climáticas e à mitigação das mesmas.

Os intermediários financeiros interessados são convidados a manifestar o seu interesse, fornecendo informações que indiquem que estão qualificados para executar os serviços. Os processos de manifestação de interesse escritos em francês e inglês serão enviados com a seguinte menção: " Convite à Manifestação de Interesse para a Seleção de Intermediários Financeiros " para o seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 17h00 do dia 31 de Agosto de 2020.

Os intermediários financeiros podem enviar pedidos de informações adicionais para o seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. antes do encerramento, escrevendo na parte assunto "pedido de informações adicionais”.

Podem baixar o documento do convite à manifestação de interesse aquí,

Também pode consultar mais informação e os procedimentos de apresentação e seleção disponível neste link