Para assinalar o Dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Ministério da Agricultura e Ambiente associou-se este ano a Câmara Municipal da cidade da Assomada e o Atelier Beto Diogo na realização da exposição coletiva de artesanato que teve lugar no Centro Cultural Norberto Tavares.

 A exposição coletiva de artesanato de 2 dias, 5 e 6 de junho, conta com a participação dos artesãos Beto Diogo, João de Sousa, Gustavo Duarte e Oleiras de Fonte Lima e as obras expostas visam sensibilizar a população, através da reciclagem, transformar lixo em arte/luxo, mas também para os perigos resultantes da poluição ambiental.

 Este ano a data é celebrada sob o lema “A hora da natureza”, e o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva frisou que o país conta atualmente com mais de 7.000 espécies descritas, sendo 51% espécies marinhas e 49% terrestres, sendo que cada um de nós tem um papel a desempenhar para a sua preservação e valorização. De acordo com o mesmo “todos nós devemos ter a consciência que dependemos de ecossistemas saudáveis para nossa própria sobrevivência. O momento é de agir, de forma eficaz, para mantermos o nosso país na rota da sustentabilidade”.

No Dia Mundial do Ambiente o MAA informou ainda que já foi recebida a comunicação do Secretariado do Programa Homem e Biosfera da UNESCO, que informa que o Comité Consultivo Internacional para as Reservas da Biosfera (IACBR) recomendou a aprovação das duas candidaturas do país a reserva da Biosfera, sendo a da ilha do Maio e do Fogo. A declaração das reservas da Biosfera 2020 acontecerão no próximo mês de Novembro do corrente ano.