DSC 0282

No passado dia 31 de janeiro, foi feita a apresentação pública na ilha do Fogo da ficha de candidatura da Reserva Biosfera da ilha que já foram submetidas à UNESCO, em Paris, no passado mês de outubro.

A apresentação da candidatura da ilha do Fogo à reserva da Biosfera aconteceu no quadro do programa da visita do Ministro da Agricultura e Ambiente à ilha de 29 a 31 de janeiro.

De acordo com Gilberto Silva, Ministro da Agricultura e Ambiente, com a apresentação da candidatura do Fogo a reserva da biosfera foi lançada boas bases para reforçar toda a parceria inerente à promoção da ilha enquanto reserva mundial da biosfera e por isso torna-se de real valor o engajamento das forças vivas da ilha para reforçar a candidatura da ilha.

Com a candidatura das 2 ilhas (Fogo e Maio), à reserva mundial da biosfera, Cabo Verde pretende ser reconhecido internacionalmente pelo seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável e, em simultâneo, utilizar a "certificação" internacional da UNESCO como veiculo de autopromoção, e criação de oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, em particular no setor do turismo sustentável, na conservação e uso sustentável de recursos naturais, culturais, históricos e patrimoniais.

O conceito das Reservas da Biosfera implica o envolvimento direto e apropriação por parte das comunidades e demais atores relevantes e deverá ser utilizado como um mecanismo para guiar e reforçar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das populações e assegurar a sustentabilidade ambiental.

De referir que a designação de um local como Reserva da Biosfera promove a consciencialização entre a população local e autoridades governamentais sobre temas ambientais e de desenvolvimento.

 As Reservas da Biosfera devem servir como sítios "piloto" ou "locais de aprendizagem" para conceber e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável, fornecendo lições que podem ser aplicadas noutros locais.