DSC 0075

No passado dia 28 de janeiro o Ministro da Agricultura e Ambiente e a sua comitiva estiveram de visita à ilha Brava. A visita tinha como objetivo inteirar-se dos projetos do POSER na ilha, assim como outras atividades ligadas ao setor.

Durante a estadia do MAA na ilha, participou na abertura da formação “boas práticas de gestão de efetivo nos períodos de seca” destinado aos criadores de gado.  A formação visava reforçar o conhecimento dos criadores num contexto de seca, numa altura em que são impostas a esses muitos desafios e é preciso melhorar a capacidade de gerir e de cuidar dos animais, frisou o Delegado do MAA na ilha, Estevão Rodrigues.    

 A agenda de visita incluía a entrega de 5 currais às famílias beneficiárias das zonas de Cachaço e Campo Baixo no âmbito do projeto confinamento de pequenos ruminantes, financiado pelo Programa Oportunidades (POSER).

As criadoras Maria Mendes e Arlete Lopes, da localidade de Cachaço, mostraram-se satisfeitas com o projeto salientando que os seus animais antes viviam à solta, enfrentando problemas com cães vadios e furto por parte de outras pessoas, situação agora resolvida com o confinamento dos animais, permitindo-lhes assim melhorar a gestão e a produção do gado.

O MAA aproveitou ainda para visitar às obras do Mercado municipal de pescado, que conta com o financiamento do Fundo de Ambiente e as obras da dessalinizadora em construção da zona de Furna.

A presença do Ministro coincidiu com a chegada do Camião de recolha de lixo à ilha, adquirido através do financiamento do Fundo de Ambiente.  O Ministro Gilberto Silva reconheceu os esforços feitos pela população da Brava, mesmo com a falta de camião e incentivou os bravenses a continuarem a cuidar do ambiente naquela que é conhecido como uma das ilhas mais limpa do país.