foto maa

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Doutor Gilberto Silva, esteve de visita, no dia 16 de dezembro, nas localidades de intervenção dos 5 projetos no âmbito do Programa de Promoção Oportunidades Socioeconómicas Rurais - POSER na ilha de Santiago, mais concretamente nas Zona de Colonato, Achada Grande, Achada Porto no Município de Tarrafal de Santiago, e Achada Belbel em Santa Cruz.

De referir que os projetos incidiram essencialmente na criação de sistemas de adução e distribuição de água para agricultura, instalação de parcelas agrícolas, construções de pocilgas e instalação de duas estruturas de estufas hidropónicas.

Trata-se de um investimento que ronda os cerca de 60.000.000$00, financiado por diferentes estruturas do Estado, beneficiando 76 agricultores, uma associação juvenil ligada à pecuária e 2 famílias com as estufas.

O Ministro de Agricultura e Ambiente na sua declaração à imprensa, mostrou-se satisfeito com a implementação dos projetos, referindo que estes investimentos vão permitir melhorar o rendimento das famílias e aumentar a produção. Garantiu ainda, que o Ministério vai aumentar as condições de melhoria de produção, como introdução de mais estufas, instalação de rega-gota-gota, aumentar a assistência técnica através do INIDA, apoiar na escolha de produtos com ciclo mais rápido, tudo isto para a satisfação da nossa agricultura e dos produtores.

De referir ainda, que para amanhã 17 de dezembro, o MAA dará continuidade com as visitas no âmbito do programa POSER, no Concelho de São Domingos.