workshop

A cidade da Praia acolhe de 13 a 15 de novembro o “Workshop Nacional para a implementação do Quadro Nacional para os Serviços Climáticos em Cabo Verde” com objetivo de reunir os diversos sectores ligados ao clima, para trabalhar de forma conjunta a identificar as lacunas existente nos serviços climáticos do país e as possíveis recomendações. No final dos 3 dias será produzido um roteiro consensual para a implementação do quadro nacional para os serviços climáticos, disse a Administradora da INMG, Denise De Pina.

O Workshop de 3 dias reuni instituições nacionais encarregadas do clima, previsão do tempo, água e hidrologia com os usuários-chave ligados ao planeamento, desenvolvimento de políticas, serviços técnicos, proteção civil, agricultura, pecuária, saúde, gestão de desastres, turismo, infraestrutura, bem como de transportes.

De acordo com a Denise de Pina, Administradora do Conselho de Administração do INMG, no final do workshop será produzido um roteiro onde constará os próximos passos que devem ser dados para implementação do quadro nacional para os serviços climáticos, as lacunas identificadas que carecem de intervenção e as principais recomendações.  

Para a mesma, uma vez que, Cabo Verde faz parte do Quadro Global para os Serviços Climáticos o evento constitui uma etapa importante de implementação da Estrutura Global de Serviços Climáticos a nível do País.

A implementação do Quadro Nacional para os Serviços Climáticos reforçará as sinergias entre os diferentes programas e projetos implementados no âmbito do PEDS e facilitará a integração de medidas sobre risco climático e resiliência no planeamento de ações de desenvolvimento.

Permitirá dessa forma uma maior integração de informações Meteorológicas e Climáticas nos vários setores de desenvolvimento, nomeadamente no domínio da agricultura e segurança alimentar, gestão de desastres, segurança de transporte (aéreo, terrestre e marítimo), saúde, gestão de recursos hídricos, ambiente, turismo e gestão da biodiversidade, pesquisa académica, gestão de projetos, desportes de lazer e eventos públicos.