runionDurante 3 dias (1 a 3 de outubro) estará reunida na cidade da Praia especialistas em hidrologia e hidrogeologia, académicos e pesquisadores em recursos hídricos de 26 países africanos, naquela que é a VII Reunião Regional do Comité de Pilotagem do Programa Hidrológico Internacional – IHP. A reunião é realizada numa parceria entre o Governo de Cabo Verde e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

 O encontro dos especialistas visa fazer um balanço da implementação e governança do programa IHP em África e, por outro, se refletir e debater sobre os principais desafios do sector dos recursos hídricos no continente, tendo como pano de fundo as alterações climáticas e seus efeitos na mobilização de água e a gestão dos cursos de água transfronteiriços.

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, frisou que ciente do contexto da escassez de água será necessário diversificar as formas de mobilização de água pela via da dessalinização de águas salobras, a reutilização de águas residuais tratadas, reduzir as perdas físicas, aumentar a contribuição das energias renováveis, melhorar a qualidade da água e saneamento, entre outras medidas.

“É preciso sermos ambiciosos e ao mesmo tempo realistas tendo em conta a nossa realidade Saheliana. Está claro que o custo de investimento no setor da água e saneamento nos países insulares é bem maior que as demais realidades”, frisou Gilberto Silva.

Criado em 1975, após a década hidrológica internacional, o PHI, contribuiu para se melhorar o conhecimento sobre os recursos hídricos na África Subsaariana. Trata-se do único programa intergovernamental do Sistema das Nações Unidas dedicado à pesquisa e à gestão dos recursos hídricos, educação e capacitação. É um programa em construção, desenhando para responder às necessidades dos Estados Membros. O PHI completa agora cinco anos de sua oitava fase, com foco na “Segurança hídrica: respostas aos desafios locais, regionais e globais”. A sétima reunião do Comitê de Pilotagem do IHP-África dará uma contribuição substancial na formação do restante dois anos de implementação da Fase VIII do PHI.

De referir que várias redes científicas, relacionadas com a água, foram estabelecidas pelo PHI na África Subsariana, incluindo FRIEND-AOC, FRIEND-SA e FRIEND-Nile, ISARM África Ocidental, ISARM SADC, ISARM-IGAD e ISARM África Central, G-WADI Sub-Africa. África do Saara e a rede de bacias HELP. Por iniciativa dos presidentes dos estados membros, foram estabelecidos programas e centros regionais. Essas redes científicas, cátedras, centros regionais e os comités nacionais do PHI constituem a família dos recursos Hídricos do PHI da Africa.

Nesta sétima reunião espera-se atingir os seguintes resultados: estabelecimento de prioridades para o PHI- África, identificação de programas a serem reforçados e / ou iniciados em África no âmbito do PHI VIII, governança regional, fortalecimento dos comités do PHI e a propostas para o XI Encontro do PHI- Africa.