DSC 0903No âmbito da visita de Trabalho de uma Delegação da República de São Tomé e Príncipe, a decorrer desde o 25 de agosto e com término a 1 de setembro, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, recebeu hoje, 27 de agosto, no MAA o Secretário de Estado do Comércio e Indústria de STP, Eugênio Graça e o Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de STP, Jorge Correia. A visita ao país visa, de entre outras questões, estabelecer parcerias e fomentar trocas comerciais nas áreas de agricultura, pecuária para a indústria transformadora, exportação de produtos via marítima e aérea, entre outras.  

 

A equipa de São Tomé e Príncipe que se fez representar pelo Secretário de Estado do Comércio e Indústria, Embaixador da RDSTP em Cabo Verde, Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS/STP) e o Diretor do Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT), adiantou que a missão a Cabo Verde consiste igualmente na identificação de soluções e de experiências que se enquadram nas realidades dos 2 países, e daí ver o que esses países podem oferecer um ao outro.

A equipa de São Tomé apontou alguns produtos que podem ser absorvidos pelo mercado cabo-verdiano como a farinha da mandioca, o óleo de coco, cacau e café, o chocolate de STP (produto que já chegou aos EUA e China, embora em pequena quantidade).

O Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, reafirmou a total abertura do Governo em reforçar a parceria que já existe com São Tomé e Príncipe, uma vez que os 2 países estão unidos pelos mesmos grandes objetivos e alinhados naquilo que são as prioridades de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, certo que o estado deve criar todas as condições favoráveis para que o privado possa intervir.

Finalizou ainda que é preciso além dos estados, trabalharem no sentido de facilitarem o negócio entre os 2 países, é necessário reforçar a cooperação institucional existente.

A equipa prevê ainda encontros de trabalho com o Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde