MetereologiaO Ministro de Agricultura e Ambiente participou do 18º Congresso Meteorológico Mundial dos eventos de Parcerias de Desenvolvimento, no dia 11 de junho de 2019, em Genebra, Suiça, sob o tema “Reduzindo as discrepâncias em termos de capacidade: aumentar as parcerias para o desenvolvimento de previsões fiáveis, sistemas de alerta precoce e serviços climáticos.”

No congresso, a Organização Mundial da Metereologia  apresentou os apoios que irão fornecer aos países em desenvolvimento e os parceiros de desenvolvimento para o aumento da eficácia dos investimentos em tempo, clima e serviços hidrológicos e mobilizar compromissos para que a Aliança para o Desenvolvimento da Hidrometeorologia seja lançada na próxima Reunião Anual do Grupo do Banco Mundial 2019.

Dirigindo-se ao congresso, o ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, sublinhou que o seu país insular enfrenta uma mistura de seca, chuva torrencial, degradação do solo e salinização da água.

“Os eventos extremos mostram a fragilidade do país e afetaram negativamente o crescimento económico. Se a contribuição do país para as mudanças climáticas é pequena, a realidade é que ela paga um preço alto. Reforçar os serviços hidrológicos e meteorológicos é vital para Cabo Verde e outros países em desenvolvimento. Precisamos desenvolver um sistema integrado de alerta antecipado para que possamos enfrentar melhor esses eventos extremos, com melhor apoio coordenado dos parceiros de desenvolvimento", disse o Ministro Gilberto Silva na sua intervenção.

Refere-se que a cooperação com OMM tem sido um dos principais pilares de desenvolvimento de Cabo Verde, no sector de meteorologia, através, da capacitação de pessoal técnico, de orientações e assistência técnica, e entre outros.

Assim, a apresentação da nova Iniciativa da OMM para apoiar os países com o objetivo de aumentar a eficiência dos investimentos em serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos é oportuna e bem recebida por Cabo Verde, e se bem aplicada certamente irá contribuir para acelerar os processos de implementação das medidas de adaptação nos países membros