converca abertaO dia 7 de junho foi declarado a partir de 2019 como o Dia Internacional da Segurança Sanitária dos Alimentos. Para marcar esta data o Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Secretariado Nacional da Segurança Alimentar e nutricional, organizou uma conversa aberta debaixo do tema “Situação da Segurança Sanitária dos Alimentos em Cabo Verde – uma responsabilidade de todos”.

 

A Secretária Executiva da Segurança Alimentar e Nutricional de Cabo Verde, Rosa Semedo frisou que, em termos da segurança sanitária dos alimentos o país registou ganhos significativos, como a legislação da segurança sanitária dos alimentos, criação de leis e regulamentos, melhoria na fiscalização. 

“A segurança sanitária dos alimentos não é um dever único do estado, dos consumidores, dos produtores, dos comerciantes. É uma responsabilidade de todos tendo em consideração que a insegurança sanitária mata milhares de pessoas não só nos países pobres como nos países desenvolvidos”, frisou Rosa Semedo.

A conversa aberta incidiu sobre a problemática do uso de pesticidas na agricultura na ilha de Santiago e o quadro institucional sobre a segurança sanitária dos alimentos do país.

Na conversa aberta foi frisado que, de acordo com os últimos estudos realizados no país, os limites máximos de resíduos que podem aparecer nos alimentos para que sejam considerados seguros para consumo, estão abaixo dos parâmetros estipulados pela OMS, o que representa um ganho para o país.

A data foi instituída pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção da contaminação de alimentos e fazer face aos riscos subjacentes, contribuindo assim para a segurança sanitária dos alimentos, desenvolvimento da agricultura, saúde, bem como o acesso aos mercados, desenvolvimento do turismo, o crescimento económico, e por conseguinte, o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, estima-se que 1 em cada 10 pessoas adoece no mundo após consumir alimentos contaminados e por ano surgem 600 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos não seguros. Daí a importância de se discutir e disseminar informações sobre o assunto como forma de mobilizar todos para esta problemática.