sol.jpg

O Sol, a Terra e o Tempo é o tema dedicado ao Dia Meteorológico Mundial deste ano.

O tema escolhido foi especialmente concebido de forma a chamar a humanidade mais uma vez a atenção para os fatores que ainda garantem o nosso bem-estar na Terra, e que podem ser aproveitados como soluções alternativas para atenuar o aquecimento global acelerando a principal causa das atuais alterações do clima.

O Sol a fonte de energia que alimenta a vida na Terra tem sido o principal regulador do clima através dos Seculos. Desde o final da última Idade do Gelo, cerca de 12.000 anos atrás, o nosso clima tem sido bastante estável, embora frequentemente afetado por pequenas mudanças na quantidade de radiação solar que atinge a superfície da Terra. As medições feitas por satélite nos últimos 30 anos mostram que a produção de energia do Sol não aumentou e que o aquecimento recente observado na Terra não pode ser atribuído as atividades solares.

O aumento das temperaturas que estão aquecendo os oceanos acelerando o processo de degelo e intensificando a frequência e a intensidade dos fenómenos climáticos extremos é impulsionado pelas concentrações dos gases de efeito de estufa na atmosfera e em particular do dióxido de carbono 405,5 partes por milhão em 2017 segundo o IPCC. E se a tendência atual das concentrações de gases de efeito estufa continuar, poderemos observar aumentos de temperatura de 3 ° C a 5 ° C até o final do século.

Os cenários climáticos para Cabo Verde projetam aumentos na temperatura média, redução da precipitação com maior probabilidade de aumento da frequência de secas, com fortes riscos para a saúde pública, a segurança alimentar e abastecimento de água perigando o crescimento económico do país.

O Sol nos proporciona uma ferramenta valiosa para a mitigação das mudanças climáticas, a energia solar, com enorme potencial para substituir os combustíveis fosseis, possibilitando assim a redução das emissões, e minimizar os impactos das alterações climáticas.

E, entender como o Sol influencia os fenômenos meteorológicos e climáticos é, portanto, fundamental na missão central dos Institutos de Meteorologia na construção de sociedades mais resilientes. Isto porque se por um lado o Sol tem sido o principal regulador do clima da Terra pode ainda fornecer uma fonte alternativa de energia, que pode ser aproveitada mesmo em dias nublados. Uma das missões dos serviços de meteorologia são as medições da radiação solar são essenciais para os tomadores de decisão na indústria de energia solar no cálculo da quantidade de energia que pode ser produzida usando diferentes tipos de painéis fotovoltaicos. São informações de igual importância para a saúde humana pois permite alertar as populações sobre os níveis de UV (raios ultravioletas).

A implementação do quadro nacional de serviços do clima em curso no INMG irá proporcionar aos decisores dos diferentes sectores de economia informações como a das radiações solares, os níveis de UV entre outros, apoiando na implementação das medidas de mitigação e adaptação do clima aumentando assim a resiliência do país.