informacao

A cidade da Praia acolhe durante os dias 11 e 12 de agosto, o atelier de Validação do Plano de Contingência da Gripe Aviária Altamente Patogénica com o objetivo de validar o referido Plano, bem como delinear as condições para operacionalização do mesmo.

A Gripe Aviária Altamente Patogénica (GAAP) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas produtoras de alimentos (galinhas, perus, codornas, patos), aves de companhia, aves silvestres, bem como outras espécies, esporadicamente mamíferos, incluindo humanos.

Os surtos de Gripe Aviária podem ter consequências devastadoras para a avicultura e explorações avícolas intensivas, a nível global e nacional. Os produtores podem sofrer um alto nível de mortalidade em suas explorações, atingindo taxas de cerca de 50% a 100%.

Em Cabo Verde, até a presente data não foi registado nenhum caso confirmado. No entanto, o risco é alto pelo facto do país se encontrar na rota de aves migratórias, na encruzilhada de vários continentes e com forte circulação de pessoas e bens, com a região oeste africana e com Europa.

É perante este cenário e com a evolução atual da Gripe Aviária Altamente Patogénica no mundo e na região, que Cabo Verde vê a necessidade de se proceder à atualização e validação do seu Plano de contingência, para que com o apoio dos Organismos Regionais e Internacionais possa operacionalizar o plano e desencadear ações imediatas e urgentes, como sendo a monitorização das aves migratórias, informação/sensibilização da população, comunicação de risco, entre outras.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, a partir do momento que o plano é validado vai-se reforçar as capacidades dos serviços nacionais, a sensibilização dos órgãos ligados ao controlo e fiscalização de produtos, a monitorização das aves migratórias, assim como investir em recursos para eliminação de focos o mais rápido possível se assim se justificar.