copilAconteceu hoje, dia 8 de dezembro a última reunião do Programa de Apoio ao Sector de Água e Saneamento(PASEA). A reunião foi copresidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pelo Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas BARBANCEY.

 

O Programa de Apoio ao Setor de Água e Saneamento CVE 082 (PASEA) inscreveu-se no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) IV 2016-2020 entre a República de Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo e o PASEA visava apoiar a reforma no setor da água e do saneamento (A&S) em Cabo Verde.

A intervenção do PASEA visou principalmente melhorar o acesso à água potável e ao saneamento para toda a população em Cabo Verde, alinhado ao ODS número 6 - garantir a disponibilidade de água e sua gestão sustentável e o saneamento para todos.

Referente aos principais ganhos conseguidos através do programa elenca-se a Melhoria da sustentabilidade financeira, melhoria das informações do setor, melhoria da governação e regulação do setor, bem como melhoria da eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

O Programa, que teve a duração de 5 anos e meio, teve um orçamento de 13 621 000 EUROS e alguns resultados apresentados durante o encontro foram a reabilitação de casas de banhos e cozinhas nas 100 escolas ensino básico, reabilitação da ETAR da Ribeira de Vinha em São Vicente, produzindo mais de 1500 m3 de água regenerada por dia, 0% (2016) para 56 % das ETARs com licença de lançamento de acordo com a legislação em vigor,   0% (2016) para 22% ETARs com planos de controle de qualidade de efluentes entre outros.

A redução do custo de energia de 40% ilha do Fogo,  62% ilha do Maio e 70.000 euros/ano de poupança energia da AdS foram alguns dos resultados alcançados com o Programa.