formaçãoNo âmbito da Campanha Agrícola 2021/2022, o Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direção Geral da Agricultura, realiza de 14 a 18 de junho uma sessão de capacitação na sede da Direção, destinada a 21 técnicos das Delegações do MAA da ilha do Maio, Santiago, Fogo e Brava em Gestão integrada e monitoramento das principais pragas das culturas do sequeiro com ênfase na Lagarta-do-Cartucho do milho para o reforço da Campanha fitossanitária deste ano e para melhorar a capacidade de respostas às demandas dos agricultores.
Pretende-se igualmente partilhar as experiencias de cada Delegação em matéria de implementação das campanhas fitossanitárias e discutir uma estratégia uniformizada de seguimento e controlo de pragas para a campanha agrícola de sequeiro 2021/2022.
Amanhã, 16 de junho, a partir das 9h30, a formação debruçará sobre as técnicas de monitoramento e alerta precoce da lagarta-do-cartucho, apresentação e utilização do aplicativo móvel FAMEWS (Fall Armyworm Monitoring and Early Warning System = sistema de monitorização e alerta precoce lagarta do cartucho, bem como apresentação de outras ferramentas e tecnologias digitais para monitoramento de lagarta-do-cartucho e perspetivas de desenvolvimento – atualização de FAMEWS e integração do aplicativo NURU/PLANTE VILLAGE.
A segunda Sessão de formação será realizada de 28 de junho a 2 de julho em S. Antão para os técnicos do Norte. O Projeto TCP-CVI-3704 C3 – Capacitação dos técnicos das Delegações (Técnicos de Proteção Vegetal e de Extensão Rural) em gestão de pragas das culturas pluviais com realce para a lagarta-do-cartucho do milho” conta com a parceria da FAO.