banner agua 2diminuido
 
Comemora-se anualmente, no dia 22 de março o dia Mundial da Água. Este ano, sob o lema "Valorizando a Água", pretende-se atrair a atenção da sociedade em geral, para os efeitos da escassez hídrica em decorrência das mudanças climáticas ou de usos múltiplos inadequados de água.
Com esta chamada, a ONU pretende salientar a natureza finita da água, mas também a vasta gama de valores que são criados pelos bens e serviços que ela gera para a sociedade e a para o próprio meio ambiente.
Para assinalar a data, o Ministério da Agricultura e Ambiente, através da ANAS e do Programa Oportunidade, realizou uma Webinar que tinha como objetivo a apresentação de estudos e documentos importantes que foram realizados através da parceria entre as duas entidades como Mapas de Vulnerabilidade e Riscos de Poluição das Águas Subterrâneas na Ilha de Santiago - Modelo DRASTIC, Estudo Estratégico sobre Modelos Econométricos de Tarifação de Água Superficial, Água Subterrânea, Água Dessalinizada e Água Residual Tratada na Agricultura, Conceção e Cálculo da Disponibilidade Hídrica nas Ilhas de Santiago e São Nicolau, bem como o Estudo para determinar o Valor Económico Total e Custo Total da Água na Agricultura de Regadio.
Os documentos apresentados hoje durante a Webinar, estarão disponíveis na página do Ministério da Agricultura e Ambiente para consulta pública.