hoje 1

 

“O desafio da água em Cabo Verde é eterno, por isso nós temos que apostar na disponibilização da água e torna-la abordavel, a baixo custo e de forma mais sustentaveis.” Estas foram as palabras do Ministro da Agricultura Ambiente e, Doutor Gilberto Silva no seu discurso de encerramento no Lançamento do Projeto “Acesso à Energia Sustentável para a Gestão dos Recursos Hídricos: Nexo Energia-Água em Cabo Verde”.

O projeto que foi apresentado , hoje dia 4 de março pelo  Governo de Cabo Verde, através dos Ministérios de Indústria, Comércio e Energia e da Agricultura e Ambiente, foi presidido pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro e o encerramento foi feito pelo Ministro da Agricultura Ambiente, Doutor Gilberto Silva.

O Ministro de Agricultura e Ambiente salientou a importancia de apostar na disponibilização da água e mostrou que o Governo vem promovendo a macificação do uso das energías renovaveis para atingir estes objetivos com um custo reduzido e sustentavel, e que desta forma vem tendo  condições para levar a cabo maior viabilidade das actividades económicas que envolvem o setor. Deixou claro que o Governo também está a promover as melhores parcerias no sentido de haver a participação do setor privado nos investimentos e em simultaneo promove a evolução tecnológica necesaria.“Tendo em conta que temos muito energía renovaveis, muito sol, muito vento, temos também muita água por sermos rodeado do mar, então é preciso aproveitar as tecnologías existentes e criar as condições necesarias para que possamos dar o salto qualitativo desejável e depender cada vez menos das chuvas” disse o Ministro.

Ao concluir enfatizou que estes projetos são de execução pública e vão contribuir para maior robustez do quadro fiananceiro, económico, do quadro institucional e legal para que “possamos ter varios outros projetos técnicos e pelo todo o país”. Por tanto será um contributo muito grande à esta política do Estado.

De referir que o projeto visa o uso comercial de tecnologias de Energia Renovável (ER) e Eficiência Energética (EE) em sistemas de dessalinização e bombagem de água.

Cabo Verde conta com a assistência técnica da ONUDI e financiamento GEF, no valor de 2 milhões de USD, para implementação do projeto. O orçamento total do projeto é de 8 milhões USD