DSC 0723

O Projeto de Cooperação “semear, colher e vender” foi assinado no passado dia 15 de novembro entre a DGASP, Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, Cabo Verde e as associações ASDEPR, ARDE, AASM e ACAISA. O protocolo ora assinado, assinala os princípios e as obrigações entre as partes, define as responsabilidades respetivas na elaboração e execução do Projeto a implementar na Ilha de Santiago, República de Cabo Verde e nas Ilhas de S. Miguel e de Santa Maria nos Açores, Portugal. 

Orçado em 348.040,00 Euros, o projeto “Semear, colher e Vender” incidi essencialmente na operacionalização de uma agricultura que gera rendimentos justos aos agricultores e que gera excedentes e rentabilidade, como foco no reforço da capacidade técnica dos produtores rurais e criadores da ilha de Santiago,

O projeto que beneficiará 178 agricultores e 55 criadores da ilha de Santiago, visa reforçar a capacidade técnica dos produtores rurais e criadores da ilha de Santigo,  por especialistas Açorianos, realização de workshops destinados a técnicos dos Açores e de Cabo Verde, envolvendo sobretudo a formação de agricultores/criadores de Cabo Verde em produção em estufa, em organização de produtores, em técnicas de transformação de produtos agrícola e pecuários, em maneio do gado de leite e em agricultura biológica.

“Para nós é um protocolo importante que permite fortalecer a cooperação entre s Governos dos Açores e de Cabo Verde, 2 regiões a Macaronésia, abri a porta a futuras parcerias no domínio agrícola permitindo concretizar abordagens conjuntas em matéria de interesse comum” disse João Ponte, Secretario Regional da Agricultura e Florestas, do Governo da Região Autónoma dos Açores.

Por sua vez o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o ato marca o reforço toda uma relação que é antiga entre os 2 povos e que hoje é materializado através de programas concretos de cooperação.

“Os resultados significarão mais uma pedra colocada na consolidação das boas relações de cooperação a nível institucionalização entre os 2 país e na consolidação do processo de desenvolvimento do setor agrário, especialmente aqui em Cabo Verde, concretamente na ilha de Santiago”, afiançou o Ministro. 

Pretende-se ainda fomentar a realização de trocas comerciais, entre a Região Autónoma dos Açores e a República de Cabo Verde.