DSC 0567A cidade da Praia acolhe de 4 a 8 de novembro, o Workshop Nacional “Melhorar as Bases da Ciência Climática em atividades serem financiadas pelo GCF em Cabo Verde” numa parceria entre o Ministério da Agricultura e Ambiente e a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). A cerimónia de abertura contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

 Trata-se de um workshop técnico que através de um acordo entre a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e o Fundo Verde do Clima (GCF), está-se a desenvolver conceitos e metodologias científicas para melhorar as bases da ciência climática nos projetos, atividades e planos nacionais de adaptação (PAN) que podem ser financiados pelo GCF.  

De acordo com a Presidente do Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica, Maria da Cruz Soares, as mudanças climáticas constituem um dos enormes desafios para o país alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. Afim de transformar esses desafios em oportunidades, salientou que, torna-se importante o uso das informações climáticas no processo da tomada de decisão e na implementação de politicas de desenvolvimento.

Filipe Lúcio, Representante da Organização Mundial da Meteorologia, referiu que a adaptação às mudanças climáticas não é mais uma opção, mas um imperativo. Frisou o uso do conhecimento climática atual para facilitar a adoção de medidas para uma melhor gestão de seca, planeamento, preparação e respostas a eventos extremos que possam ocorrer no futuro, entre outras.  

Para o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia Cabo Verde não pode ignorar a sua condição de pequeno país insular, altamente vulnerável a choques climáticos, que nos últimos anos tem enfrentado secas profundas que afeta especialmente os homens do campo.

De acordo com o mesmo é preciso criar estratégias que vão de encontro com as necessidades do mundo rural, ter uma nova abordagem do recurso da água e investir para diversificar a economia cabo-verdiana e dessa forma aumentar o rendimento e melhores condições de vida para os que trabalham e dependem do campo.   

A metodologia das preparações dos fundamentos climáticos será testada em alguns países chave selecionados da realização de seminários nacionais, tendo sido Cabo Verde um dos países contemplado.

 O Fundo Verde para o Clima (GCF), estabelecido no quadro do UNFCCC, é um mecanismo de financiamento para apoiar os países em desenvolvimento na implementação da sua estratégia de adaptação para lidar com os impactos adversos das alterações climáticas e de mitigação para limitar ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa GEE.