DSC 0905O projeto ora lançado oficialmente contribuirá para a redução da pobreza das populações da bacia hidrográfica de S. João Baptista num total de 6.000 habitantes.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, “o aumento da capacidade de recolha e de armazenamento de água, desenvolvimento da agricultura e aumento da produção agrícola, redução da pobreza através da melhoria e da diversificação das atividades agrícolas e pecuárias, conservação do solo e desenvolvimento agroflorestal através da gestão racional e sustentável dos recursos naturais constituem ainda outros resultados que pretendem ser alcançados com a a implementação o referido projeto.”

O período de execução do projeto é de 58 meses, com um custo total de 15 milhões de dólares 13.500 milhões US$ BADEA e 15400 milhão US$ montante contrapartida nacional).

O representante do BADEA, Houmali acredita que o projeto contribuirá igualmente para a segurança alimentar das famílias beneficiárias.

 O Projeto de Ordenamento e Valorização da Bacia Hidrográfica de S. João Baptista, na ilha de Santiago, constitui a primeira fase do programa de ordenamento e valorização das três (3) Bacias Hidrográficas.

Recorda-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS: 2017 – 2021) do Governo de Cabo Verde, define como um dos principais programas a transformação da agricultura. Essa transformação passa necessariamente pelo ordenamento das bacias hidrográficas, pela mobilização de água e do desenvolvimento sustentável agro-silvo-pastoril.