3Na sequência da participação do Ministro da Agricultura e Ambiente na Conferência de Programação Global Green Climate Fund a decorrer na República da Coreia desde o dia 19 (termina no dia 23), Gilberto Silva participou na sessão paralela Meios de subsistência: informação climática e sistema de alertas precoce que pretendia reunir contribuições e entender as reais dificuldades dos países.

O Ministro durante a sua intervenção realçou a situação de Cabo Verde como país insular e referiu aos eventos extremos que impactaram o país nos últimos 5 anos com enorme efeito negativo na economia de Cabo Verde, nomeadamente a seca de 2014 e a seca de 2017 que arrasta até a presente data.

A erupção vulcânica do fogo em 2014, o furação Fred em 2015 e em 2016 as chuvas torrenciais nas ilhas do Norte, situações críticas, que colocaram em causa a sustentabilidade social e económica do país e obrigaram o Governo a decretar emergência.

O Ministro afiançou que mormente os desafios apontados, o Governo através do seu plano estratégico de desenvolvimento sustentável (PEDS 2017-2021) vêm implementando medidas para aumentar a resiliência no país, destacando as prioridades como a mobilização de água para a agricultura e a política energética, com forte aposta nas energias renováveis.

Apontou ainda a necessidade de se melhorar e fortalecer os serviços de meteorologia garantindo assim as informações meteo-climáticas necessárias e em tempo útil para minimizar os impactos dos eventos extremos, bem como a urgência em operacionalizar o sistema de alerta precoce integrado, através do desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições garantindo uma resposta mais eficaz.

O Fundo Verde do clima através dos seus programas de financiamento aparece como parceiro que pode apoiar o país a acelerar a implementação das medidas de adaptação às mudanças climáticas, nomeadamente o desenvolvimento de sistema de alerta precoce.  

A sessão pretendia ainda facilitar os intercâmbios e a transferência de conhecimentos entres os países e diferentes parceiros, melhorar a qualidade do processo de programação e a eficácia das políticas do Fundo de forma a facilitar os países na concretização das suas metas em relação às mudanças climáticas.