sistema de alerta precoce em cabo verde.jpg

Durante os dias 22,23 e 24 de maio, estarão reunidos na cidade da Praia técnicos de várias instituições nacionais no Atelier de apoio a implementação do sistema de alerta precoce, realizado pelo MAA em parceria com o CILSS. 

O Sistema de Alerta Rápido, visa ajudar os países a melhor prevenirem-se das crises alimentares e, identificar de forma rápida as populações afectadas, permitindo assim, a tomada de decisões adequadas para que as populações possam melhorar a situação alimentar e proteger os seus meios de existência, bem como contribuir para programas de desenvolvimento a mais longo prazo.

Cabo Verde, como país insular, é vulnerável a grande diversidade de perigos, em grande parte associados a causas ambientais (como secas, inundações, tempestades) e também a doenças humanas e animais, pragas, choques de natureza económica e, entre outros. 

As recorrentes secas no país, causando impactos dramáticos sobre os meios de existência das famílias e sobre a economia e meio ambiente, muitas vezes prejudicando o crescimento e o desenvolvimento do país.

Nesta primeira fase a equipa trabalhará no sentido de se criar um roteiro/cronograma para a criação do SAP Cabo Verde. 

Com este sistema o país terá disponível dados que possibilitará monitorizar o acesso das pessoas à alimentação, a fim de alertar para a ameaça de uma crise alimentar atempadamente e assim fornecer uma resposta adequada.