saida de terreno.jpg

No âmbito da formação de Facilitadores de Escola de Campo Produtor promovida pela Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária que teve início no dia 3 de dezembro e com término no dia 14 do corrente, os 24 formandos realizaram uma saída de terreno para uma sessão prática para a identificação de principais pragas, o desenvolvimento das culturas, entre outras atividades. 

José Tenório consultor da FAO, especialista na metodologia Campo Escola Produtor e formador da referida formação, realçou que a metodologia Campo Produtor facilita o trabalho dos técnicos e extensionista de como chegar nos produtores e ajudá-los na forma como devem se organizar. 

Acredita que a formação melhorará a capacidade dos formandos na observação e análise por forma a ajudar os produtores na tomada de melhores decisões no uso dos seus recursos. 

Já nesta semana a formação terá como foco a produção biológico, pesticidas orgânicos, conservação de solo, e alguns temas transversais como o género, saneamento e a saúde. 

A Formação de facilitadores de escolas de campo produtores destina-se a técnicos do serviço central e descentralizados das delegações das ilhas de Santiago, Santo Antão, S. Nicolau, Fogo e Maio e tem como umas das principais finalidades permitir ao país ter capacidades nacionais e organizacionais de apoiar e orientar Escolas de Campo de Agricultores.