Está a decorrer na sede do Parque Natural da Serra Malagueta, na ilha de Santiago uma ação de capacitação nacional sobre o saneamento ambiental destinado aos técnicos das Câmaras Municipais, Polícia Nacional e Guardas Fiscais com atuação direta na implementação nacional do saneamento. A formação que começou hoje, 11 de dezembro, termina no próximo dia 13 do corrente. 

A ação de formação tem como foco a melhoria da capacidade de intervenção das autoridades nacionais no domínio do saneamento ambiental, através da partilha de experiências e aquisição de novas competências, focando-se especificamente na temática da gestão dos resíduos sólidos urbanos e das águas residuais. 

Igualmente pretende sensibilizar os atores nacionais para a problemática da gestão dos resíduos perigosos em Cabo Verde e discutir o processo de implementação da legislação nacional sobre as Águas Balneares e outras legislações em vigor sobre saneamento ambiental. 

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, que presidiu a cerimónia de abertura da formação, frisou que a temática é pertinente e exige uma reflexão profunda e tomada de decisões firmes e sustentáveis que não venham comprometer as gerações futuras.

fotoss.jpg