Screen Shot 2019-05-29 at 2.41.32 PM.pngQuem somos: O Fundo Rotativo de Água e Saneamento é um instrumento de financiamento ao setor de água e saneamento.

Objectivo: O Governo de Cabo Verde busca  no setor de água e saneamento, através dos resultados alcançados ao longo da história e da reforma em curso, face às necessidades de investimento do setor, apelar um forte engajamento engajamento de parceiros internacionais para assegurar a sustentabilidade do financiamento das infrastruturas a médio e longo prazo. Neste quadro, tendo como objetivo a alavancagem do Fundo, o Governo fixou como meta para a Mesa Redonda a mobilização de EUR 100 milhões para financiamento dos investimentos no setor nos próximos 5 anos.

A estratégia Financeira para o setor

Para responder às carências atuais e futuras em recursos financeiros, que teriam um impacto muito negativo nas aspirações de melhor qualidade de vida da população e desenvolvimento económico do país, o Governo de Cabo Verde está empenhado na criação do fundo autónomo rotativo, com personalidade jurídica própria, para mobilizar e gerir os recursos necessários ao financiamento do setor. O Fundo teria como propósito uma gestão otimizada de recursos financeiros, utilizando os fundos do Governo e os donativos internacionais como alavancagem (leveraging) num blending (“blending, pooling”) com outros recursos financeiros para financiar os investimentos. Esta mudança de paradigma no financiamento do setor irá garantir a sustentabilidade dos ganhos já conseguidos e uma maior previsibilidade no financiamento de futuras infraestruturas.

Através desse mecanismo o Governo pretende: Otimizar a aplicação de subsídios utilizando-os como alavancagem (leveraging) para outros recursos: empréstimos necessários para assegurar a realização dos investimentos estimados nos planos diretores;

redução do risco setorial – garantias;

criação de condições para o endividamento internos – emissão de obrigações,

atração de recursos financeiros privados.

Assegurar uma gestão profissional, eficiente e eficaz dos recursos financeiros, através dum veículo financeiro – com autonomia, competência e atuando com transparência baseado em procedimentos já testados.

Reduzir os custos de administração dos subsídios e empréstimos internacionais: sendo Cabo Verde um país de pequena dimensão à escala mundial, com projetos no setor da água também de pequena dimensão a essa mesma escala, é importante a priorização dos investimentos baseada em programas de investimento em alternativa a projetos individualizados.

Sustentabilidade da reforma institucional e legal – disponibilizando recursos financeiros aliados á boa governança, transparência, eficiência, eficácia, previsibilidade, estabilidade e o risco setorial baixo.

Mais informações em: http://www.fasa.gov.cv

Consulte o site do Fundo do Ambiente aqui

inmg.jpg

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed egestas tristique neque a porta. Donec lacinia venenatis diam, nec fringilla tortor iaculis sit amet. Morbi euismod sem vel ipsum venenatis elementum. Nulla pulvinar lacus et suscipit efficitur. Duis ex neque, ornare a rutrum volutpat, pretium vitae purus. Maecenas luctus eros ut arcu faucibus accumsan. Phasellus non porttitor velit, id congue neque. Duis varius varius porta. Sed et magna eget nulla posuere iaculis. Phasellus libero metus, maximus quis mollis vitae, porta in nisi. Fusce mauris orci, dignissim in vulputate vitae, porttitor a quam. Suspendisse sed augue tempus, hendrerit libero vel, hendrerit ipsum. In et condimentum libero. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus ex libero, laoreet ut luctus semper, finibus at arcu. Fusce dapibus augue tortor, nec pretium risus rutrum at.

Maecenas non orci quis lorem tincidunt consectetur vel eu odio. Nullam luctus, mauris ac suscipit congue, leo purus maximus felis, accumsan sagittis nulla mauris quis odio. Cras in elit enim. Donec id suscipit nulla. Fusce malesuada eget enim at egestas. Nunc volutpat tempus eros in laoreet. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In lorem felis, lobortis eu erat vel, egestas sodales orci. Aenean malesuada est sed dictum aliquet. Phasellus feugiat finibus nibh, non tempor nisi dapibus iaculis. In molestie vehicula neque, fringilla egestas libero commodo sed. Ut eros elit, vehicula congue venenatis vel, consectetur sed nisi.

Logo home1A ANAS é a entidade governamental que tem por fim a implementação das políticas governamentais e a gestão integrada dos investimentos no setor da água e saneamento, bem como o planeamento estratégico, o seguimento, a regulação técnica, a supervisão e a monitorização dos serviço de produção, distribuição e comercialização de água, recolha, tratamento e rejeição de efluentes líquidos e resíduos em todo o território nacional. 

A ANAS é equiparada ao Estado enquanto autoridade nacional para a água e saneamento, detendo os poderes, as prerrogativas e as obrigações conferidas ao Estado, enquanto garante da prestação d serviços de interesse geral, nomeadamente no que respeita à execução coerciva das decisões de autoridade por ela adotadas, uso publico dos serviços e sua fiscalização, proteção das suas instalações e do seu pessoal, responsabilidade civil extracontratual, nos domínios do atos de gestão publica en

Mais informações aqui (Site da ANAS)

 

 

inida.png

A investigação agrária sob forma institucionalizada no sector público teve o seu arranque no ano 1979 com a criação do Centro dos Estudos Agrários (CEA), sob a tutela do então Ministério do Desenvolvimento Rural. Em 1985, o Centro dos Estudos Agrários (CEA) evoluiu para o INIA (Instituto Nacional de Investigação Agrária) com autonomia financeira, administrativa e patrimonial. O INIA cedeu lugar ao Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário - INIDA (Decreto-lei 1992) com novos estatutos publicados a 14 de junho de 1993. Em 1997 aprovou-se o novo estatuto do INIDA (decreto-lei 80/1997 de 30 de dezembro de 1997). Foi revogado o Decreto-Lei 80/1997 de 30 de dezembro, e aprovou-se o novo estatuto do IINIDA (Decreto-Lei nº 36/2018, de 20 de junho de 2018).

O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) é um Serviço Público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tutelado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA). 

Tem a missão de habilitar os decisores políticos com informações especializadas em ciência e tecnologia, antecipando as procuras sociais, particularmente quanto aos processos de elaboração de políticas de regulamentação pública em matéria de investigação, desenvolvimento agrário e rural, de promover a competitividade dos sistemas agrários e dos sistemas de produção, através da produção do conhecimento científico. 

O INIDA tem sua sede em São Jorge dos Órgãos e organiza-se nas seguintes direções de serviço: Direção de Investigação, Inovação e Tecnologia; Direção de Planificação, Informação e Formação; Direção de Administração, Finanças e Património.

O INIDA integra ainda uma Unidade de Coordenação das Representações Regionais de Investigação, que depende diretamente do Presidente do INIDA, e é composta pelos representantes regionais do ministério de tutela nomeados nas ilhas. Compete à Unidade de Coordenação das Representações Regionais de Investigação: colaborar na elaboração dos programas anuais e plurianuais de investigação e de formação profissional agrária, através de abordagens participativas; executar e coordenar as políticas para os setores da agricultura, silvicultura, pecuária, segurança alimentar, recursos naturais e ambiente a nível regional, de acordo com as normas funcionais emanadas pelos serviços centrais do ministério responsável pela área agrária e em articulação com as autarquias, as delegações da tutela nos municípios e organizações representativas do mundo rural. 

PRESIDÊNCIAS

Durante os 40 anos (1979-2019), a Instituição teve várias lideranças. Primeiramente o Doutor Horácio Silva Soares que começou como Diretor Geral do Centro de Estudos Agrários (CEA), em agosto de1980 até outubro de 1985, passando depois a desempenhar o cargo de Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA) de outubro de 1985 a maio de 1988. O Engº. Horácio Silva Soares veio a desempenhar, mais tarde, a função de Presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), de Janeiro de 1993, a Maio de 1994. Faleceu em 2016.

A seguir ao Engº Horácio  o INIDA teve os seguintes presidentes: Enga. Maria Luísa Lobo Lima- Presidiu o INIA de maio de 1988 a abril de1991; Engo.António Advino Sabinofoi Presidente do INIDA de maio de 1991 a abril de 1992; Doutor José Gabriel Vitória Levy- presidiu o INIDA de maio de 1994 a abril de 2001; Doutor António Luís Ferreira Queridofoi Presidente do INIDA de setembro de 2001 a agosto de 2004; Dr.Isildo Gonçalves Gomes- presidiu o INIDA de agosto de 2004 a setembro de 2011; Dra.Aline Rendall Monteiro– foi Presidente do INIDA de setembro de 2011 a setembro de 2014; Doutora Ângela M.P.B.V. Morenoexerce o cargo de Presidente do INIDA desde setembro de 2014 a esta data 

PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE APOIO

  • Laboratório de análise de solos, águas e plantas (Processo de remodelação)
  • Laboratório de Luta Integrada /Fitopatologia
  • Laboratório de culturas “invitro”
  • Laboratório de Bromatologia em remodelação
  • Laboratório de investigação veterinário (Processo de remodelação)
  • Banco de sementes hortícolas
  • Banco de germoplasma
  • Unidade de Cartografia e Sistema de Informação Geográfica (SIG)
  • Estufas; Práticas de culturas nos sistemas hidropónicos e protegidos
  • Estações experimentais e pontos de apoio – S. Jorge, Tarrafal, São Domingos, Serrado, Justino Lopes, Trindade, São Martinho (Santiago), Afonso Martinho (Santo Antão)
  • Jardim Botânico
  • Centro de Documentação e Informação Agrária (CNIDA)
  • Edifícios de trabalho, habitações e outros bens (terras, bens moveis e imoveis)

Estas estruturas do INIDAsão indispensáveis para a adequação da investigação a realidade e contexto agrícola vigente.

GANHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS MAIS RECENTES, 2004-2018

  • Diversificação de Espécies e Variedades Hortícolas
  • Sementes e culturas agrícolas melhoradas
  • Bancos de germoplasma instalados
  • Biodiversidade terrestre – fauna e flora estudado e publicada
  • Investigação aplicada e transferência de conhecimentos e tecnologias de rega e horticultura (publicações de brochuras e ferramentas e apoio aos agricultores)
  • Relançamento da cultura da banana e diversificação de Culturas”
  • Reforço de capacidades de adaptação e resiliência às mudanças climáticas no sector dos recursos hídricos em Cabo Verde (1ª fase e 2ª fase em curso) 
  • Estudos de parques naturais de Boa Vista, Santo Antão e São Vicente:
    • i) Agricultura e Conservação de Solo e Água; 
    • Ii) Recursos Florestais;
    • Iii) Inventário da biodiversidade das zonas costeiras Sal e da Boavista
  • Estudo geológico / Batimetria para recuperação da barragem de Poilão
  • Quantificação de erosão / condutividade hidráulica dos solos
  • Banco de sementes agrícolas – Biodiversidade agrícola
  • Banco de dados de espécies botânicas e sementes forrageiras
  • Tecnologia para combate à praga Tuta absoluta
  • Diagnóstico de doenças em banana
  • Monotorização e controle de mil pés
  • Impacto dos vertebrados na agricultura de banana
  • Avaliação cartográfica das áreas sensíveis à desertificação
  • Avaliação e comparação dos sistemas de rega
  • Avaliação das variedades de batata, cenoura e tomate, comparação das dotações de rega e suas adaptações em regiões agroclimáticas diferentes
  • Estudos da rentabilidade económica de 11 principais culturas hortícolas e frutícolas praticadas em cabo Verde no regadio

DESAFIOS ATUAIS

Planificar a investigação de forma estratégica, atendendo as orientações politicas para o desenvolvimento do sector agrário nomeadamente, o desenvolvimento das fileiras; a empresarialização do sector agrícola; a mobilização de água e massificação da micro-irrigação; a segurança alimentar; a certificação dos produtos agropecuários; o ambiente e recursos naturais; o desenvolvimento das capacidades de adaptação e resiliência face às alterações climáticas. 

O INIDA tem trabalhado nos últimos anos com objetivo de melhorar a integração da investigação agrária nos objetivos e metas do Programa Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2017-2021);Identificar as necessidades dos diferentes sectores de desenvolvimento de forma a encaminhar a investigação para o seu propósito máximo, ou seja, o desenvolvimento das comunidades rurais e agrícolas; Garantir a sustentabilidade da investigação & desenvolvimento agrário, para que além da equidade social e do equilíbrio ecológico o INIDA, preocupa-se também, com a questão do desenvolvimento económico e uma investigação aplicada sustentável, criando um clima de responsabilidade comum, como o processo de mudança, de modo a que a exploração dos recursos, os investimentos financeiros e os rumos do desenvolvimento tecnológico sejam consonantes.