IMG 0336

A ilha de Santiago acolherá a Feira Agropecuária de Cabo Verde que será realizada de 9 a 12 de fevereiro. Foi apresentada hoje, dia 23 de janeiro, em conferência de imprensa a proposta da feira que surge como reforço das ações de promoção de um setor privado sólido e impulsionador da criação de riqueza no setor agropecuário, no âmbito do Plano de Retoma da Economia pós Covid.

A Diretora Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, Eneida Rodrigues afirmou que a Feira Agropecuária de Cabo Verde tem por objetivo “fomentar tecnologias e dinamizar o setor do agronegócio nas suas várias vertentes e fases da cadeia de valor”

Espera-se 70 expositores entre agricultores, criadores de gado, empresários, agropecuários, artesãos e uma média de 3000 visitantes dividida em seções agroindustrial, animais vivos, equipamentos, Máquinas e Alfaias agrícolas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Artesanato, Gastronomia, Cultural e Ambiental.

Por sua vez a Presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário-INIDA, Nora Silva salientou, ainda, que os stands serão disponibilizados aos expositores gratuitamente, para exposição e venda dos seus produtos.

Apelou o engajamento dos agricultores, criadores de gado, empresários agrícolas, jovens que estão no setor ou que estão à procura de oportunidades para entrar no mercado de trabalho, mulheres empreendedoras que querem criar ou melhorar o seu negócio, bem como a população em geral a participarem e a visitarem a feira.

A feira será oportuna para apresentação de vitrina tecnológica, com diversas culturas e tecnologias no terreno e animais vivos, exposição-venda de produtos frescos, transformados e artesanato de diversas ilhas, plantas ornamentais e endémicas e interação entre os serviços de apoio à agricultura e para degustação de pratos típicos de Cabo Verde.